Tinnitus

Tinnitus

terça-feira, 28 de julho de 2009

Ronco Noturno e Apnéia do Sono

O Ronco e Apnéia do Sono é uma síndrome que pode causar hipertensão arterial, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral ( AVC ou vulgo Derrame), distúrbios do metabolismo, baixo rendimento nas tarefas, sonolência durante o dia e maior incidência de acidentes automobilísticos. O paciente geralmente procura auxílio médico impulsionado pelo companheiro preocupado com as apnéias, que podem durar intermináveis dezenas de segundos e incomodado com o ronco, atrapalhando o seu sono.

As possíveis causas passam por obesidade, distúrbios metabólicos, alterações nasais e da face, posicionamento posterior da língua, flacidez do pálato e úvula, aumento das amígdalas, os quais podem estar sozinhos ou frequentemente associados.

Os tratamentos estão diretamente relacionados às causas e podem incluir tratamentos medicamentosos, emagrecimento, cirurgias e aparelhos para terapia com pressão positiva ( CPAPs site: http://www.casadooxigenio.com/index.html ).

Orientações gerais incluem emagrecimento, parar de fumar, tratar alergias respiratórias, evitar TV na cama, evitar comer ou beber 2 horas antes de deitar para dormir, evitar atividades físicas fim de tarde e noite, evitar bebidas alcoólicas, parar com sedativos, dormir de lado, com travesseiro suficiente para não deixar cabeça pendente ou eleveda demais e travesseiro entre as pernas. Caso durma preferencialmente para cima deve costurar 3 bolas de meia que iria descartar no seu pijama, na parte superior, média e inferior da coluna, fazendo com que, caso mude de posição, o incômodo das "bolas" vai te forçar para dormir de lado.

Procure um Otorrinolaringologista para tratar se adequadamente. Nunca use aparelhos ou medicamentos que prometem milagres em propagandas.

Bons Sonhos!